quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Design editorial: Mais uma possibilidade

Quem nunca pegou um livro com uma mancha horrível e entrelinhamento apertado, ou viu uma capa de livro ou revista que você pensou “como um diretor de arte deixou que isso saísse?”, pois é, tudo isso é design editorial. Já pensou nisso?
Design editorial
Olá pessoal, eu sou nova aqui no blog e vou falar um pouco sobre design editorial e processos criativos. Agora, vamos deixar de papo-furado e vamos ao que interessa.
Desde a escolha do formato, grid, tipografia, cores etc., de uma publicação, faz parte do design editorial, além de ter em vista fatores como público, porque não podemos fazer uma diagramação super despojada, com neons piscantes, por exemplo, em um livro de medicina. E é claro, as famosas, limitações técnicas e econômicas da produção.
Mas para quem imagina que nesse mercado só tem espaço para diagramadores ou capistas, está bem enganado, essa é uma área bem abrangente do design. Que busca desde ilustradores até programadores, agora com a vinda dos e-books, e não só para trabalhos internos, como freelas também. Esse nicho vem se tornando maior e mais independente, na medida em que cresce a demanda de materiais editoriais, como livros e revistas, além dos processos de redesign de vários materiais tradicionais.
Bom pessoal, espero que tenha dado para mostrar um pouquinho do que é o design editorial e aberto mais uma porta em um mercado tão amplo e competitivo quanto o nosso. E para reforçar deixo um trechinho do livro Jornalismo de revista, escrito por Marília Scalzo.
Design de revista não é arte [...] Design em revista é comunicação, é informação, é arma para tornar a revista e as reportagens mais atrativas, mais fáceis de ler. Tanto quantos aos jornalistas, os designers devem estar preocupados o tempo todo com a melhor maneira ­– a mais legível – de contar uma boa história.

Disponível em: http://design.blog.br/geral/design-editorial-mais-uma-possibilidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário